[Repost de uma lindeza que vi passar na pagina da Juliana Guide porque a Lua está essa noite juntinha com a Vênus exaltada, Peixes].
Pra desejar um bom dia da Vênus pra todos, trago hoje um dos objetos favoritos da deusa, numa versão ancestral que me comove de forma profunda. OITO MIL anos atrás, num dia provavelmente muito quente e ensolarado, na planície de Konya, um ser humano, como eu e você, decidiu levar sua atenção para um fragmento de obsidiana. O que pensou? Será que começou apenas manipulando a rocha, sentindo sua resistência, tentando imprimir nela seu gesto? Não sabemos sobre o processo, quanto tempo gastou, nem quantas vezes precisou fazer. O que é certo é que a rocha foi raspada e depois polida. Imagino o impacto da descoberta: ela era capaz de refletir imagens! Fato é que a curiosidade frutificou, pois mais de um objeto do tipo foi encontrado no mesmo local. Quanto desejo existe num corpo que cria uma técnica? Eu sempre me espanto. Na foto 2, dois espelhos de obsidiana encontrados em Çatalhöyük, sítio arqueológico na Turquia, com datação entre 6.000 a 5.500 a.C.
.
Pra quem se interessa pelas coisas da Vênus, link na BIO da @juliana.guide pro seu curso com o @b_arco, que começa semana que vem. #historiadaarte #mirrors #espelhos #neolithic