.
Dois anos de Instagram do Astrologuês, dois anos é justamente o tempo que Marte leva para dar uma volta em todo o zodíaco. Isso quer dizer que é hora de prestar contas ao Deus da Guerra e, veja que sintomático, de todos eles ficamos devendo apenas um, o exilado.
.
Exílio é um conceito em astrologia tradicional que designa a condição de um planeta quando está o mais longe possível de sua zona de conforto. Em Libra, Marte dista 180 graus de Áries. Ele calça o salto alto de Vênus, é obrigado a rebolar, a mediar, refletir e diplomatar. Nada mais anti Marte do que levar em consideração a vontade alheia antes de agir. Um Marte que empunha como arma uma balança. Um lutador da justiça e do equilíbrio. Lindo como a Vênus. Elegante como o Tempo. É o Marte do grande Nelson Mandela, aquele que tendo Marte na queda do Sol recusou o cargo de chefia que sua ascendência nobre lhe oferecia. No seu horizonte lhe esperava, é claro, a profissão de advogado e, como indicava seu Marte em Libra de casa 11, a luta por uma sociedade inteira um pouco mais justa. Encontrou em seu caminho, 27 anos de exílio decorrentes de uma justiça absolutamente injusta. Contra ela se ergueu mais uma vez declarando o fim do apartheid, a lei que impedia que as pessoas negras fossem tratadas como gente. Da prisão, a luta pela justiça e igualdade, a habilidade política incomum, a sua condecoração com o Nobel da Paz, a presença marcante das namoradas e esposas na sua vida pública, a biografia de Mandela é uma metáfora bastante literal do belo Marte que trouxe consigo.
.
Em um ritual de passagem, durante a adolescência, após ter seu prepúcio cortado, Mandela deveria gritar “Ndiyindoda” que significa “eu sou um homem”. O presidente acreditou que na ocasião não gritou forte o suficiente. Não fora corajoso como os demais.
.
Mandela é uma excelente referência do que uma pessoa com dignidade é capaz de fazer com um planeta debilitado. Se fazia parte de seu destino se sentir medroso e fraco, fazia parte também trabalhar incansavelmente para vencer o medo e se provar capaz. É assim que os nativos de um Marte em Libra ou qualquer outro exílio são capazes de revolucionar o mundo.