A conjunção é uma transa. Lua e Sol se amaram há dois dias e agora se despedem para só de longe se verem, só de longe brigarem, só de longe flertarem.

A conjunção é uma transa. Lua e Sol se amaram há dois dias e agora se despedem para só de longe se verem, só de longe brigarem, só de longe flertarem. A Lua no signo de Leão, a casa do Sol, o Sol no Caranguejo, a casa da Lua. Trocam declarações, bilhetes e homenagens na despedida. O Sol fica em seu passo constante que é seu destino, sua sorte e também a nossa. A Lua atravessa o rio Araguaia e segue seu rumo levando ao mundo com as boas novas do Astro Rei. Mercúrio se despede de seu domicílio e adentra o Caranguejo, Mercúrio fértil em histórias feito Fernando Pessoa pelas semanas que seguem. O Sol se aproxima de Castor, o Gêmeo mortal o que lembra a Lua em Leão, oposta a Saturno em Aquário de que gente é pra brilhar, não pra morrer de fome.

.

Um índio Karaja se despede do Sol diante do rio Araguaia e a partir da ilha do bananal, Tocantins. Foto de Serge Pierre Guiraud