Às 16h22, do dia 29/10, Mercúrio adentra o signo de Escorpião, e assim segue até meados de novembro, navegando em águas misteriosas.
O signo de Escorpião é dos domínios de Marte, numa temperatura mais amena e com uma pegada mais estrategista que Áries. O olhar analítico mercurial fixa-se para além da agitação da superfície. O mergulho é no fundo do oceano, onde a luz não toca. O dom é de investigar, e encontrar, o que se busca na alma daquilo que lhe toma a atenção. Afinal, a vida é muito curta pra ser rasa.
O instinto é de sobrevivência e, pra matar um leão por dia, é preciso afiar o raciocínio e aguçar os sentidos. Como numa batalha de rimas, a língua é um facão que fatia verdades e as entrega numa bandeja. Tal qual o saudoso ator Paulo Gustavo, que tinha Mercúrio em Escorpião, e fez da sua bandeja, uma bandeira, um ato de resistência. E pra quem a vida foi curta, mas longe de ser rasa.
Mercúrio em Escorpião acena para Marte (nesse momento, em Gêmeos) em mútua disposição. A luta é pelo direito de se expressar. A arma é a voz e a palavra pode ser tão fatal quanto um tiro no pé.
No dia seguinte à entrada de Mercúrio em Escorpião, o povo vai às ruas. Alguns para honrar os que morreram de um mal que já tinha antídoto, mas que, por desleixo ou crueldade, não tiveram acesso. Alguns fazem do medo e da ameaça destes últimos anos combustível para dar início à mudança. Outros, sabe-se lá. A questão é que movimento é coisa de Mercúrio e mudar é preciso!
.
Essa é a maravilhosa @vividiamore e a sua coluna sobre o passo de Mercúrio! 🍀