Hoje é dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Acordei com uma música na cabeça. Dos Racionais, a minha paixão primeira. Introdução de “A Vida é Desafio”.
.
“Tem que acreditar.
Desde cedo a mãe da gente fala assim:
‘filho, por você ser preto, você tem que ser duas vezes melhor.’
Aí passado alguns anos eu pensei:
Como fazer duas vezes melhor, se você tá pelo menos cem vezes atrasado pela escravidão, pela história, pelo preconceito, pelos traumas, pelas psicoses… por tudo que aconteceu? Duas vezes melhor como ?
Ou melhora ou ser o melhor ou o pior de uma vez.
E sempre foi assim.
Você vai escolher o que tiver mais perto de você, o que tiver dentro da sua realidade.
Você vai ser duas vezes melhor como?
Quem inventou isso aí?
Quem foi o pilantra que inventou isso aí? Acorda pra vida rapaz.”
.
Em seguida me dei conta de que a Lua está em Aquário como no dia do nascimento de Ângela Davis.
.
“Quando falamos da História do povo negro, sempre nos lembramos da violência inenarrável da escravidão, mas não devemos nos esquecer de que nas lutas pela sobrevivência e pela superação da violência sempre estiveram presentes a criação de alegria, de beleza e de prazer. Estes são os presentes do povo negro para o mundo.”
.
A Lua faz uma quadratura e uma antíscia com Mercúrio em Escorpião como quem revoluciona ao por o dedo na ferida, como quem expurga o sangue negro sobre o qual foi construído o latifúndio e a desigualdade brasileiras. Amanhã a Lua fará um trígono com Vênus em Libra como quem revoluciona ao celebrar a resistencia que reside na beleza, na arte, no amor e na festa negras. As mais lindas que já se viu.
.
USA. California. Oakland. 1970.
Photograph: Stephen Shames/Polaris