Hoje faz 50 anos de uma das páginas mais trágicas da história latino-americana, o golpe de estado no Chile de 1973 articulado pelo exército chileno financiado elo governo dos Estados Unidos contra o regime democrático constitucional representado por Salvador Allende.
.
Allende foi um socialista, médico, político e revolucionário. Nasceu em 26 de junho de 1908 e morreu nesse dia 11 de setembro, há 50 anos, sob o bombardeio que poria o Chile sob duas décadas de sangrento terror autoritário. Allende é um canceriano, Sol sob o signo da Lua, o povo, na casa 4, a pátria. Sol que exalta Júpiter, os ideais, Júpiter que está em 13 de Leão, sob a alfa do Caranguejo, aquele destina os mais bravos defensores e guardiões da história.
.
“La historia es nuestra y la hacen los pueblos”
“Colocado en un tránsito histórico, pagaré con mi vida la lealtad al pueblo. Y les digo que tengo la certeza de que la semilla que entregaremos a la conciencia digna de miles y miles de chilenos, no podrá ser segada definitivamente”
.
Essas foram algumas das palavras que escolheu se despedir do povo chinelo e da própria vida. A transmissão feita pela rádio AM na manhã do 11 de setembro aconteceu sob ascendente em Escorpião e Marte Hamal no descendente de Santiago como se o discurso fosse sua última bala, como se pretendesse morrer atirando, lançando sua existência à história , à consciência e à esperança de todo o país.